Quarta-feira, 6 de Junho de 2012
#entrega 06 Testes

Nesta fase do projeto, em que já temos a nossa versão beta terminada, é necessário perceber se todas funcionalidades estão a operar no seu pleno e se a plataforma está bem construída e acessível para qualquer utilizador.

Para isso procedemos à realização de testes para deteção de erros/bugs e também de aspetos que podem ser melhorados.

Recorremos às técnicas de teste integrado (teste simultâneo dos diferentes módulos) e de regressão (teste de problemas já testados e corrigidos em fases anteriores). Utilizamos maioritariamente o registo de dados em tabelas, para facilitar a análise dos mesmos.

 

TESTE DE COMPATIBILIDADE

O teste de compatibilidade tem a finalidade de testar a consistência e o bom desempenho do nosso site entre diferentes navegadores, sistemas operativos, resoluções, etc. O teste foi feito em dois sistemas operativos diferentes, nomeadamente Microsoft Windows e MAC OS X e em cada um deles testamos diferentes navegadores, como o Internet Explorer (na sua versão atual e numa mais antiga), o Mozilla Firefox (nas duas versões mais recentes), o Google Chrome e o Safari.

Também foi tida em consideração as diferentes resoluções dos ecrãs, como tal testamos em ecrãs de 1024x768, 1280x800 e 1366x768, nesta parte o site foi testado no navegador mais compatível, o Mozilla Firefox.

Para melhor fazer esta análise criamos uma tabela onde verificamos se todas as páginas já implementadas funcionam da maneira que queremos. Esta tabela permite-nos ir diretos ao erro, aquando da sua correção.

 

Na tabela seguinte podemos ver a análise efetuada:

Teste_Compatibilidade.pdf

 

Conclusões:

Depois desta análise podemos verificar que o navegador onde tudo se comporta da maneira que nós desejamos é o Mozilla Firefox.

De resto verificam-se pequenas desformatações em algumas áreas, por exemplo, os botões de inserção de comentários e o ícone da pesquisa. Um erro que é crucial corrigir, é o menu ‘Opções’ que só funciona no Mozilla Firefox e no Internet Explorer, versão mais recente.

 

TESTE DE USABILIDADE

O teste de usabilidade serve para sabermos se o nosso site é eficaz e eficiente, e se existe satisfação por parte do utilizador quando navega pelas páginas. Para uma maior facilidade de sucesso o site tem de ser de fácil navegação e estar pensado para o utilizador. É este que o vai utilizar, portanto há que servi-lo da melhor maneira possível.

Segundo Virzi e Nielsen 5 participantes são suficientes para detetar a maioria dos problemas de usabilidade. Como tal, efetuamos o teste apenas com 5 utilizadores mais o teste piloto (padrão).

Para este teste recorremos às técnicas Cognitive Walkthrough (o utilizador realiza determinadas tarefas pré-definidas que vão ajudar a perceber a usabilidade de todo o site) e Thinking Aloud Protocol (é pedido ao utilizador que está a fazer o teste para que exteriorize os seus pensamentos e raciocínios, isto permite ter uma noção do grau de satisfação ou frustração do utilizador relativo à interação com o site). Foi, então, realizado um guião que enumera as tarefas que o utilizador tem de fazer e ainda dois questionários, um para o utilizador preencher antes do teste (pré-teste - para caracterizar o utilizador que está a realizar o teste em relação ao tema abordado neste projeto) e outro para preencher depois (pós-teste - e assim saber a satisfação do utilizador em relação à interação com o site).

Para melhor compreensão do que é a usabilidade e das vantagens da mesma numa aplicação web recorremos à seguinte bibliografia:

 

         

 

 

1-10usabilitylessonsfromstevekrugsdontmakemethink.pdf

2-guerillausabilitytesting.pdf

3-10tipsen.pdf

 

O documento seguinte resume os módulos que foram alvo de análise neste teste de usabilidade:

Questionários feitos durante o teste e Guião Cognitive Walkthrough:

 

Módulos usabilidade.pdf;

Questionários e Guião Cognitive Walkthrough.pdf

 

 

Os resultados foram os seguintes: 

Tabela Teste Usabilidade.pdf

 

Tabela resultados questionarios.pdf

 

Para que se possa visualizar melhor os resultados obtidos seguem dois gráficos, um que analisa o teste por cliques e outro por tempo de cada tarefa.

 

Gráfico por tempo de tarefa:

 

 

 

Gráfico por cliques:

 

 

 

TESTE DE SEGURANÇA

Uma vez que o projeto terrapura é uma plataforma web 2.0 e, portanto, existe uma ligação à nossa base de dados, que armazena toda a informação, inclusive dados pessoais dos utilizadores este teste é importante.

Torna-se então necessário verificar a segurança do nosso sistema face a intrusões ilícitas.

 

 

TESTE DE CSS

Este teste foi realizado, no site http://jigsaw.w3.org/css-validator/, e serviu para percebermos se a nossa folha de estilos está bem construída. Aqui fomos informados sobre erros, grafia incorreta e uso inadequado de CSS. Também serve para alertar para possíveis erros de usabilidade da plataforma.

 

Erros detetados:

 

Alertas:

 

Lista completa de Alertas (CSS_nivel_3).pdf

 

Correção dos erros detetados:

Corrigimos práticamente todos os erros, ficaram apenas dois por resolver, por termos algum receio que crie conflitos de usabilidade. 

 

 

 



publicado por franciscojsilva às 14:25
editado por lialmeida em 09/06/2012 às 00:03
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

.terraPURA
Aceda à plataforma em : http://www.terrapura.info/
Email: admin@terrapura.info
.copyright
Os conteúdos exibidos neste blog podem ser utilizados para uso académico desde que sejam atribuídos os respetivos créditos.
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.atividade idêntica
http://www.agriculturebio.org
http://www.my-farm.org.uk/
.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.tags

. todas as tags

.subscrever feeds