Terça-feira, 15 de Maio de 2012
Publicidade aula projeto 02 e 03

 

Aula de Publicidade de 08 de Maio 2012

 

Continuamos a trabalhar durante as aulas publicidade com ajuda do Professor Pedro Carvalho de Almeida a melhor forma de tornar público o nosso projeto. Se conseguirmos encontrar uma estratégia coerente e equilibrada onde os meios envolvidos comuniquem com sucesso o resultado final será positivo e os meios empregues e tempo despendido não terão sido em vão.

 

Parâmetros da avaliação que vão ser aplicados na avaliação

Questões que devem ser respondidas para se estabelecer um bom plano de ação para tornar público o nosso projeto:

 

-Qual a melhor estratégia para atacar os problemas?

-Qual será a melhor tática a usada?

-Como vamos materializar a estratégia de ação?

-Como vamos fazer a divulgação?

-Qual será o custo?

 

Plano de ação: Estabelecer um plano de ação para dar resposta à estratégia.

O custo envolvido na divulgação de ser pertinente, estar bem relacionado com a estratégia para obter resultados concreto e não seja utilizado em vão. O plano de ação deve garantir os meios e recursos para obter esses resultados. Por exemplo se o projeto tiver uma visibilidade global os meios de divulgação devem ser diferentes do que se tiver visibilidade local. O alcance deve ser diferente.

Mas se não tivermos os recursos apropriados em termos realistas devemos ter os meios disponíveis.

Podemos utilizar o vídeo como meio de divulgação: Ex. Youtube, Cabo, Universidade, TV.

Conseguir meios alternativos para fazer a divulgação do projeto e que podem não envolver custos. Utilizar os diferentes canais de TV para a divulgação. Em festivais, cinema, TV, youtube, facebook, MADE IN DECA, intervalos em espetáculos, cinema.

 

Empresas de Merchandising

Suportes de comunicação gráfica, Fórum 3ª, folhetos, materiais físicos.

Parâmetro avaliador: Até que ponto se justifica fazer determinado suporte material (ex. porta-chaves), para valorizar o projeto. Se for utilizado um má estratégia pode não ter retorno em termos de visibilidade.

Custos reduzidos: Existem várias formas que não tem custos e que tem um grande retorno em termos de visibilidade:

-Newsletters;

-Viral colocado no youtube;

-Tirar partido da tecnologia para enviar mensagens gratuitas no telemóvel:

 

Avaliação da extensão do plano: Até que ponto desenvolvemos um conjunto positivo e que acrescenta valor ao projeto. Não podemos fazer coisas sem nexo. Até onde chega a comunicação? Parâmetro quantitativo. Um cartaz é muito pouco.

 Não confundir extensão /plano com extensão/produto:

-Suportes escritos;

-Suportes digitais; msg telemóvel

-Youtube, net

 

Envolvente física da apresentação: Todos os conjuntos e meios enriquecem a apresentação.

Pensar na adequação e pertinência dos suportes: Podem não ser coerentes ou adequados à situação. Algumas das nossas imagens tem um contexto que não é adequado ao que queremos transmitir.

 

Divulgar o nosso projeto em mercados nas cidades:

Os suportes são complementares à apresentação. Devem ser auto informativas. Devem fazer uso de um conjunto de códigos que não precisam de se justificar. Devem falar por si para terem eficácia.

 

2 Formas de apresentação do exercício:

1-Apresentação do projeto com explicação dos conteúdos. Explicar o que produzimos e em que consiste o nosso produto.

2-Outras coisas diferentes é a explicação com apresentação de suportes de forma a reforçar a mensagem complementar.

-Temos que ser precisos para passar a mensagem;

 

Adequação: Avaliar a pertinência dos suportes de comunicação (machadense). É adequado e responde a requisitos do projeto sendo uma mais-valia.   

 

Adequação/pertinência: Relação estabelecida entre os suportes e a envolvente física em função das características do projeto.

A maior criatividade surge em momento de menor abundância. Apple “Thik diferent”  

 

Avaliação 3 tópicos:

-Livre interpretação do exercício;

-Propósito;

-Pertinência;

-Extensão;

 

Tipos de comunicação a implementar;

Originalidade: Tudo o que se implementa e pensa fora das convenções. Tem contudo de ser adequado:

-Como vamos fazer uso dos elementos de identidade visual?

-Como vamos aplicar as cores?

-Como vamos aplicar os registos gráficos como o logo?

-Como fazer o slogan?

 

Exemplos:

IBM-Think

APPLE-Think diferente

ICL-Think ICL ( o que trás este de novo?)

A entrega de um relatório fica ao nosso critério. O seu nome será Plano de acção.

 

Aula de 15-05-12

 

Dupla componente para o nosso projeto: Dicas e produtos de oferta.

Não devemos desviarmo-nos do tema;

-Falamos sobre as nossas extensões do produto, imaginário e criação de uma revista do tipo o “Seringador” para divulgação de informação relacionada com a temática.

-Podemos construir uma peça jornalística onde o tema retratado seja esta matéria e onde fação referencia ao nosso projeto.

-Sistemas modulares de construção para montar nas varandas;

-Agenda eletrónica sobre a plantação de culturas articulada com a revista. Passar do analógico para o digital. O utilizador poderia receber avisos sobre as diferentes plantações de culturas;

-Sticker, viral física. Autocolante que era produzido de modo a ser facilmente distribuído.

 

Assinatura: Os produtos têm que ter assinatura. Frase que resume a missão do nosso site.

 

Criação de uma conta no Youtube: do nosso projeto que tem que ser consistente com o site em termos de:

-Unidade visual;

-Cores;

-Lettering;

-Signos;

-Mensagens e assinatura.

 

 




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