Quarta-feira, 18 de Abril de 2012
Publicidade aula projeto 01

Publicidade aula prática de 17-04-2012

Tal como o fizemos para a componente prática de marketing relacionada com o projeto, agora que iniciamos a componente de publicidade também vamos fazer neste blogue o seu relato de forma a aproveitarmos todos estes novos conhecimentos conceptuais que tentaremos aplicar no projeto.

Nesta disciplina vamos conhecer a melhor forma de tornar público o nosso trabalho. Não existe uma fórmula padrão para ser seguida. Cada projeto é um caso particular. Até agora aprendemos a gramatica da comunicação visual das marcas.

Os nossos projetos têm marca, nome, registo gráfico, lettering, sistema cromático. Os seus princípios devem ser articulados com os fundamentos visuais. Nesta fase já não vão existir grelhas, nem formatação. O objetivo consiste em fazer a sua apresentação pública. O nosso projeto final para ser enriquecido deve-se tirar partido da Publicidade, que consiste na sua materialização.

O contexto em que vai ser exposto ou apresentado deve ser levando em consideração. O Professor deu dois exemplos antagónicos de dois projetos, um que vai ser exibido na entrada da reitoria (interior) e outro relacionado com o posicionamento geográfico de caminhos (exterior).  

Especificação dos projetos em dois contextos, de apresentação e de uso.

Este trabalho visa facilitar a comunicação com o público. A publicidade ajuda a fazer a sua síntese para que o público numa frase possa logo saber do que se trata. Começamos a elaborar uma frase sobre o nosso projeto com este objetivo:

“O nosso site apresenta informação sobre agricultura biológica, direcionada para utilizadores urbanos, com características das redes sociais e onde vão existir parcerias com produtores que vão dar a conhecer o seu trabalho e responder algumas dúvidas.”

A tipografia usada deve ser coerente e temos que justificar as nossas escolhas. As imagens apresentadas para caracterizar o imaginário devem ter um caracter individual e exclusivo e não serem retiradas aleatoriamente de motores de pesquisa.

 Devemos responder à seguinte questão: Qual o problema que queremos resolver no nosso site de forma a ajudar as pessoas a encontrar as respostas pretendidas.

Na aula de hoje fizemos uma apresentação do nosso trabalho para o Professor se inteirar melhor do mesmo. Aproveitou também para nas suas palavras “nos dar uma no cravo e outra na ferradura”. O facto positivo que referiu foi o caminho usado para chegarmos ao resultado gráfico, recolha dos elementos e da cor. Negativo, termos retirado o logo que tinha o U com uma planta no interior, já que ele representava os espaços confinados característicos da produção urbana. Referiu que poderíamos usar o seu conceito para o colocar fora do logo como contentor.   

Uma imagem usada no nosso manual de identidade entregue não remete para o caracter de agricultura urbana. O imaginário não fica bem enquadrado. Esta imagem representa um campo de trigo e segundo o Professor lança alguma ambiguidade no registo gráfico.

Podemos ter dois tipos de registo, uma de arquitetura urbana para as varandas e outro do tipo casas seculares, com madeira, azulejos e cozinhas antigas. Desta forma tenta-se fazer a ponte entre o urbano e o rural já que temos parcerias com produtos deste tipo de agricultura.

Falamos nos nossos dois tipos de imaginário, cidade com as suas hortas urbanas e o campo onde existem as parcerias.

Devemos pensar na gramática que está por detrás do design gráfico. Não vamos ser designs mas devemos compreender os seus conceitos básicos. Desta forma promovemos a articulação entre vários campos do conhecimento valorizando o trabalho.

O Professor colocou a questão se os projetos ainda têm espaço de abertura para incorporarem alguns dos conceitos apresentados.

 




Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




.terraPURA
Aceda à plataforma em : http://www.terrapura.info/
Email: admin@terrapura.info
.copyright
Os conteúdos exibidos neste blog podem ser utilizados para uso académico desde que sejam atribuídos os respetivos créditos.
.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.atividade idêntica
http://www.agriculturebio.org
http://www.my-farm.org.uk/
.arquivos

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.tags

. todas as tags

.subscrever feeds